Primeiros socorros e tratamento de feridas
A partir do momento em que o seu filho dá o primeiro passo, serão várias as quedas e tombos enquanto aprende e brinca. Até enquanto adultos, não é incomum experienciar cortes e arranhões ocasionais. Enquanto o corpo recupera rapidamente, a aplicação de um simples primeiro socorro permite que pequenos ferimentos possam curar mais rapidamente que feridas infectadas.
Porque são os primeiros socorros tão importantes?
A pele, quando saudável e intacta, tem uma barreira natural contra germes. Quando esta se rompe, fruto de um corte, arranhão ou mordidela, abre-se uma porta para a entrada de germes no nosso corpo. A humidade, o calor e os tecidos interiores nutritivos tornam-se o ambiente ideal para as bactérias se estabelecerem e crescerem.
As feridas infetam quando:
- Germes que normalmente vivem inofensivamente nos nossos corpos entram na ferida.
- A ferida é contaminada com germes vindos da sujidade, de animais ou pessoas.
- Germes presentes no ar entram na ferida.
- Uma ferida é tocada por mãos não lavadas ou outros objetos contaminados com germes e bactérias.
O que leva uma ferida a infetar e a rapidez com que isso acontece depende de uma série de fatores: o tipo de bactérias que contaminam, o tipo e profundidade de ferida, a localização da mesma, o nível de bombeamento de sague para a área, a presença de material que possa contaminar e o nível de resposta do sistema imunitário do corpo aos "invasores". Algumas infeções de feridas podem ser severas e não é possível confiar em antibióticos para tratá-las (tal qual as infeções causadas por SARM). É sabido que um dos resultados de uma ferida infetada é a impossibilidade de completar o processo de cura. Usar antissépticos é então uma precaução valiosa para prevenir a infeção e quaisquer atrasos subsequentes no processo de cura.
Primeiros socorros para prevenir infeções em pequenas feridas
- Limpe as mãos antes e depois de tocar na ferida utilizando um sabonete antibacteriano.
- Limpe a ferida com água limpa corrente, uma lavagem antisséptica ou antisséptico líquido devidamente diluído
- Seque gentilmente a pele em redor da ferida
- Aplique um creme antisséptico para matar os germes e bactérias remascentes
- Proteja a ferida cobrindo-a e troque a ligadura com regularidade. Utilize práticas corretas de higiene na lavagem das mãos.
Se uma ferida não parar de sangrar, mostrando sinais de infeção, tais como vermelhidão ou inchaço, procure auxílio médico imediatamente.