Ir para o conteúdo principal
noneSenhora com um cão ao colo

Como preparar a limpeza do seu cão

Dicas essenciais de limpeza e higienização que os donos de animais de estimação devem saber.

Mesmo que o seu amor pelos cães e animais de estimação seja grande, por vezes são transmitidos alguns vírus e bactérias. Já sabe como os animais de estimação (sejam cães ou gatos) gostam de correr ao ar livre, mastigar coisas que encontram no chão e de brincar com praticamente tudo que se mova, e neste processo podem apanhar bactérias e outros germes.

Por esse motivo, é importante saber como se pode limpar e se deve desinfetar depois de estar com eles, para evitar qualquer contágio. E por outro lado, também é importante manter sempre o seu cão limpo.

Animais de estimação podem espalhar bactérias ou vírus?

Alguns dos germes que os animais de estimação têm, como Salmonella e estafilococos, podem ser transmitidos aos seres humanos através do contacto. E é por isso mesmo que realizar uma boa higiene e desinfeção pode ajudar a proteger-se não só a si mas também toda a família, reduzindo esse risco.

Para saber como pode proteger os seus animais de estimação contra vírus e germes, recomenda-se que consulte um veterinário.

Como me desinfeto depois de estar com cães?

Muitas vezes o amor que tem pelo seu animal de estimação, pode fazê-lo esquecer algumas necessidades básicas de higiene. O pelo e o focinho, são as principais fontes de germes que deve evitar, pois podem causar uma infeção.

Para se proteger a si e família desses vírus que os animais de estimação podem produzir, deve seguir uma série de práticas simples de higiene que o ajudará a ficar mais protegido.

none

Lavar as mãos

  • Lavar as mãos depois de fazer festas ou brincar com animais de estimação.
  • Lavar as mãos depois de arrumar os brinquedos, coleiras, gaiolas, cobertores, cama, etc.
  • Lavar as mãos antes de preparar ou servir alimentos.
  • Incentivar a sua família a lavarem as mãos antes de comer, especialmente se tiverem contato com animais de estimação.

Como evitar que seu cão lhe transmita uma infeção

Os cães tocam e lambem muitas coisas até mesmo em nossa casa, e portanto, devemos garantir certas recomendações de higiene de forma que a nossa pele fique protegida.

Além de ter de lavar todos os seus utensílios de alimentação (como tigelas), também deve evitar que nosso cão lamba os pratos usados por nós ou até mesmo o nosso rosto. Embora possa ser tentador, a probabilidade de transferir germes nessas situações é grande. E se isso acontecer, devemos usar gel desinfetante para nos limparmos.

É importante adquirir a rotina de limpeza correta, e desinfetar-se sempre que volta de passear o seu cão ou por o seu animal de estimação ter estado em contato com outros cães ou fora de casa.

Os nossos Conselhos