Cuidados a ter durante a gravidez
Quando fica grávida, o seu sistema imunológico fica enfraquecido, facilitando a entrada de germes e bactérias. Segue aqui o nosso guia de prevenção de doenças durante a gravidez, assim como algumas dicas sobre como lidar com sintomas comuns dos enjoos matinais.
O que posso esperar dos enjoos matinais?
Sentir náuseas e vomitar nos estágios iniciais da gravidez são sintomas comuns dos enjoos matinais. Enjoo matinal é um sintoma normal, e apesar do nome, pode acontecer a qualquer hora do dia (ou da noite). O que pode ajudar a aliviar os seus efeitos:
Descanse: Faça pausas regulares durante atividades pois o cansaço piora a náusea.
Beba líquidos: Beba pequenos e frequentes goles de água mantendo-se hidratada sem se sentir saturada.
Petisque: Coma pequenas porções de comidas saudáveis ricas em carbohidratos e com baixo teor de gordura.
Sirva a comida fria: Comidas frias são mais apropriadas do que as quentes pois não produzem tanto odor.
Pratique uma boa higiene: Lembre-se de lavar as mãos com água e sabonete após cada crise de enjoo matinal prevenindo-se contra a propagação
Preparação de alimentos: Armazene e prepare comidas cruas longe de comidas cozidas e prontas para o consumo. Mantenha também qualquer animal de estimação distante das áreas de preparação de alimentos.
Dieta e Higiene de Alimentos
Desde os primeiros estágios da gravidez, deve ter cuidado com o que come e como prepara os alimentos. A gravidez pode deixá-la mais suscetível a certas bactérias e infecções que podem afetar seriamente a sua saúde e a do seu bebé, por isso uma boa dieta e higiene são essenciais.
Para garantir que está a dar o melhor ao seu bebé desde o início, certifique-se de que tem uma dieta saudável e equilibrada, evitando o seguintes alimentos:
- Queijos macios e não pasteurizados e produtos lácteos
- Ovos crus ou mal cozidos
- Fígado, patês e carnes curadas como parma, presunto, chouriço e carne mal passada.
- Não coma mais de duas porções de peixes oleosos durante a semana.
- Tente não ingerir mais de 200mg de cafeína ao dia (o equivalente a duas canecas de café instantâneo)
Para reduzir o risco de danos para si e para o seu bebé, precisa de ser ainda mais cuidadosa a respeito do preparo de alimentos:
Higiene das mãos: Lave as mãos com água e sabonete antes e depois de preparar e comer alimentos.
Comida crua: No momento da preparação de alimentos, tome cuidado extra ao preparar comidas cruas - germes encontrados em carne crua, peixe e ovos podem facilmente proliferar-se ao redor das superfícies da cozinha.
Cortar e cozinhar: Limpe qualquer utensílio e tábua de cortar que tenha utilizado com detergente e enxague com água quente. Limpe as superfícies com um pano descartável. Panos reutilizáveis também podem ser utilizados, porém lembre-se de lavá-los e desinfetá-los com frequência.
Restos de alimentos: Use sempre sacos do lixo e desinfete o seu caixote após a remoção do lixo. Para o uso do dia a dia, mantenha a tampa do seu lixo fechada para não atrair moscas e insetos.
Constipações e Gripes durante a gravidez
Provalmente não precisa de uma explicação sobre constipações e gripe - pois já deve ter sofrido com a famosa tosse e a garganta irritada de uma constipação, além das dores no corpo e febre de uma gripe. Uma boa higiene pode reduzir os riscos de apanhar uma constipação ou o vírus da gripe.
- Lave as mãos com frequência usando água e sabão
- Limpe e desinfete regularmente as superfícies, especialmente torneiras, maçanetas e interruptores – Para isso, poderá usar as Toalhitas Dettol 2em1 ou o Spray Dettol 2em1.
- Evite o contacto com pessoas que estejam engripadas ou constipadas.
- Tape a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar.
- Deite fora os lenços de papel utilizados e lave bem as suas mãos em seguida.